sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROJETO COM MUSICAS - MATERNAL I

Tema do Projeto: As canções do maternal
Professora Responsável: Elisabete Mara Marcelino
Nível: Maternal I
Faixa etária: 2 a 3 anos



Justificativa:
            A música está presente em diversas situações da vida humana, principalmente nas escolas de educação infantil.  Muitas das parlendas e das músicas que cantamos com as crianças fazem parte do folclore infantil brasileiro. È preciso que este patrimônio cultural seja preservado e cultivado,
sem dizer que as crianças, em geral, têm muito interesse pelas canções que aprendem na educação infantil. Foi partindo dessa vivência e deste interesse que surgiu a idéia de fazermos um projeto com as canções preferidas dos (as) alunos (as) do maternal I.
            Com este projeto será possível fazer a associação das músicas com a linguagem oral e escrita, já que sua aprendizagem é importante para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
            Sendo fundamental também lembrar que a presença desses textos na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular, assim como o estabelecimento de um vinculo prazeroso com a leitura e a escrita.
            Quando os alunos ainda não sabem ler e escrever convencionalmente, atividades de leitura e escrita com esses textos, que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória, podem possibilitar avanços nas hipóteses dos alunos a respeito da língua escrita, sendo este o maior propósito deste projeto, o avanço dos alunos com relação à leitura e a escrita.
            No projeto canções do maternal os alunos (as), com ajuda da professora, trabalharão as músicas que conhecem de cor, ajustando a fala ao escrito, aumentando o contato com a linguagem escrita.




Objetivo compartilhado com os alunos (produto final):

            Produz um livro com as músicas preferidas dos alunos do maternal.
            Gravar um CD cantado pelos alunos do maternal, com as canções do livro.

Tempo previsto: 30 dias

Objetivos específicos:

  • Familiariza-se com a escrita por meio do manuseio de livro e cartaz;
  • Escutar e apreciar a leitura da canção feita pela professora;
  • Escolher as canções que comporão o livro;
  • Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor;
  • Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura;
  • Desenvolver a expressão facial e corporal;
  • Desenvolver a comunicação oral (espontânea, dirigida, articulação de palavras e vocabulário);
  • Desenvolver o ritmo (movimento) e a desinibição;
  • Ajustar a língua falada à escrita;
  • Brincar com a música, imitar, inventar r reproduzir criações musicais;
  • Desenvolver a percepção (memória auditiva e visual);
  • Ler antes de saber ler convencionalmente;
  • Compreender a natureza da relação oral/escrita;
  • Avançar na reflexão sobre o sistema de escrita;
  • Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito;
  • Valorizar os saberes dos mais velhos e outras pessoas da comunidade;
  • Resgatar a cultura popular brasileira.

Conteúdos

  • Interpretação de músicas e canções diversas;
  • Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
  • Escuta das canções em diversos CDs gravados por diversos cantores;
  • Conhecimento e reprodução oral das canções trabalhadas;
  • Participação em situações em que o professor será o escriba;
  • Participação durante as intervenções feita pelo professor;
  • Participação em situações em que o adulto é o leitor;
  • Participação em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente;
  • Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos em folha ou cartaz;
  • Valorização da leitura como fonte de prazer.

Etapas previstas

1. Apresentação de livro com músicas conhecidas para os alunos, observando a demonstração de interesse pelo objeto.
2. Conversar com os alunos sobre a idéia de produzirem um livro com as canções preferidas pela turma e gravar um CD cantado.
3. Compartilhar o objetivo do projeto com os alunos.
4. Listar com os alunos as músicas que farão parte do livro;
5. Leitura de cartaz, fazendo associação do escrito ao falado.
6. Escrita de cartazes com as músicas selecionadas, sendo o professor o escriba.
7. Organizar atividades para a ilustração das músicas selecionadas.
8.  Fazer levantamento junto aos pais sobre as canções da sua pré escola, através de pesquisa enviada na agenda;
9. Promover a troca de conhecimento de acordo com resposta da pesquisa enviada aos pais.
10. Apresentar vários CDs com as canções selecionadas cantados por diversos cantores.
11. Apresentar um DVD com algumas das canções selecionadas.
12. Produção de livro com as músicas escrita e ilustradas.
13. Gravação de CD para compor livro.

LETRAS DAS CANÇÕES
DO PROJETO
BOI DA CARA PRETA
Boi, Boi, Boi
Boi da cara preta
Pega essa menina
Que tem medo de careta.

CASINHA
Fui morar numa casinha, nha, nha
Infestada, da, da
De cupim, pim, pim
Saiu de lá, lá, lá
Uma lagartixa, xá, xá
Olhou, prá mim
Olhou prá mim
E fez assim, Bluouu, bluouu.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!

Pirulito
Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.


Caranguejo
Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Ora palma, palma, palma
Ora pé, pé, pé
Ora roda, roda, roda
Caranguejo peixe é

SE EU FOSSE UM PEIXINHO
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a (fulana)
Do fundo do mar.

A CANOA VIROU
A canoa virou
Por deixar ela virar
Foi por causa do fulano
Que não soube remar.

CAI, CAI BALÃO
Cai, cai balão
Cai, cai balão
Aqui na minha mão
Não cai não, não cai não, não cai não
Cai na rua do sabão.
BORBOLETINHA
Borboletinha
Ta na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, Poti,
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau.
Pau, pau.

SAPO CURURU
Sapo cururu
Na beira do rio
Quando sapo canta, ó maninha!
É porque tem frio.

A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Para o casamento.

A CORUJA
No meio da floresta
Morava uma coruja
E nas noites de lua
Ouvia o seu cantar
Tui, tui, tui, tui tui, tui e tui, tui
E Ram, tcham, tcham
E Ram, tcham, tcham
O erave duri, duri, duri
E Ram, tcham, tcham



 IMAGENS DO LIVRO CONFECCIONADO










Não viva para que sua presença seja notada mas sim para que sua falta seja sentida



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mensagem Para Refletir

Que o "Mestre dos Mestres" lhe ensine que nas falhas e lágrimas se esculpe a sabedoria.
Que o "Mestre da Sensibilidade" lhe ensine a contemplar as coisas simples e a navegar nas ´´aguas da emoção.
Que o "Mestre da Vida" lhe ensine a não ter medo de viver e a superar os momentos dificeis da sua história.
Que o "mestre do Amor" lhe ensine que a vida é o maior espetáculo no teatro da existência.
Que o "Mestre Inesquecível" lhe ensnine que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança.
Não somos perfeitos. Decepções, frustações e perdas sempre acontecerão.
Mas Deus é o artesão do espírito e da alma humana. Não tenha medo.
Depois da mais longa noite surgirá o mais belo amanhecer.
Espere-o.
(Retirado do livro O Mestre dos Mestres do autor Augusto Cury).